Tempo de leitura: 2 minutos
Para você que chegou até aqui, independente do teu objetivo, lute! Vá em frente! Estou aqui para afirmar e provar que é possível. Esse é o meu objetivo, te auxiliar com a minha experiência.
Me chamo Antônio Rodrigues, tenho 19 anos, nasci no interior do estado do Ceará, em um município bem pequeno, de difícil acesso e sem muitas oportunidades. Sou filho de doméstica e agricultor, fui criado por uma tia.
Infância
Aos 11 anos me mudei para a capital do estado, Fortaleza, onde as possibilidades se alargaram. Sempre estudei em escolas públicas. Durante o ensino fundamental pude participar do teatro da escola, o que estimulou muito a minha fala e leitura. Apesar de desde cedo já gostar de ler, um incentivo diário da pessoa que me criou. Todo dia ouvia “o conhecimento não pode ser tirado, estude para ser alguém na vida!” Fala essa, que, continuei a ouvir, agora por minha irmã. Você também ouve isso? Espero que sim, isso faz a diferença.
Adolescência
Já o meu ensino médio foi em uma Escola Técnica em tempo integral, realizado paralelo ao Curso Técnico de Enfermagem, após 3 anos concluí, no ano de 2018. Neste meio tempo eu buscava estar a frente de projetos internos na escola, desenvolvendo ações de Educação em Saúde junto dos meus colegas de turma, abordando temas relevantes ao contesto jovem e estudantil.
Estes, foram sem dúvidas momentos desafiadores e de grande crescimento pessoal e profissional, mesmo sendo tímido me desafiei a melhorar e sigo tentando.
Um outro episódio, foi o processo de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio o ENEM.
No final de 2017 para 2018, após episódios ruins referentes à saúde, enquanto família decidimos mudar de Estado, escolhemos Curitiba no Paraná. Com isso, foquei ainda mais nos estudos para ingressar no Ensino Superior. Mesmo com dúvidas, segui estudando. Me questionava, será que vou conseguir? Como será?
Vida adulta
Chegou o grande dia do ENEM… saí acabado após horas e horas de prova e com o sentimento que tinha ido mal. Chegou também a viajem… era 2019. Agora só restava esperar o resultado da prova.
Já em Curitiba, saiu o resultado, consegui! Tirei 940 na redação e uma boa média nas outras disciplinas. Mas não era o curso que desejava, Enfermagem.
Dessa forma, escolhi Fisioterapia, entrei com o pensamento de mudar depois, mas não foi possível. Precisei realizar o vestibular novamente, mas agora o vestibular próprio da Universidade.
Porém, por garantia fiz o ENEM também.
Consegui, uffa! Tirei 980 na redação de 2019, mas entrei pelo vestibular próprio da Universidade. Atualmente curso Enfermagem, na Universidade Federal do Paraná.
E sigo lutando pelo que desejo!
Antônio Rodrigues